Loading

Conhecendo um pouco da Colômbia!

Escolha o país ou conteúdo de viagem

Qual seu destino? Descubra tudo que você precisa saber para viajar mais, gastando menos.

Colombia Capa2 - mundosemfronteiras

Conhecendo um pouco da Colômbia!

Acredito que, assim como eu, grande parte das pessoas tinham uma visão negativa da Colômbia antes de conhecê-la, em razão do seu passado. Mas, depois de morar quase dois meses neste país maravilhoso, tudo mudou. As pessoas são muito receptivas, a comida é uma delícia e existem muitos lugares para serem visitados. Vou tentar resumi-los em um post, mas confesso que cada lugar merece seu devido destaque.

Viajei para Bogotá em junho de 2013 e fui para realizar um intercâmbio de trabalho voluntário. Tive a oportunidade de ficar na casa de uma família colombiana, a qual, sem dúvidas, contribuiu ainda mais para que eu me apaixonasse pelo país.

            A Colômbia possui várias cidades famosas e que valem a pena serem visitadas. São elas: Bogotá, Medellín, Calí, Cartagena, Barranquilla, Santa Marta, San Andrés e Villa de Leyva – uma cidade pouco conhecida, mas também válida de se passar alguns dias. Infelizmente, não pude conhecer todas. Mas, com certeza, vou voltar.

Bogotá

            A primeira impressão que tive da capital é que eu estava me sentindo em casa. Ela me lembrou muito São Paulo, em razão do seu tamanho, do trânsito caótico, da diversidade de cultura e de favelas espalhadas pela cidade toda. Há tantas coisas para se fazer lá, que não consegui conhecer tudo. Já o clima, é muito parecido com o de Curitiba, o que me fez gostar ainda mais de viver lá. Devido à altitude, a temperatura é amena o ano todo, em torno dos 15ºC.

            A locomoção pela cidade é muito fácil, simples e barata. O Transmilênio é o nome do transporte público. O ticket é muito barato, custando menos que 2 mil pesos, ou seja, R$2. É possível pegar vários ônibus, pagando apenas uma passagem, pois o sistema é interligado por estações. Além disso, todas elas possuem informações para se situar e, além de policiais, sempre prontos a ajudar. Taxis também são uma boa opção, pois são muito mais baratos que o Brasil. No entanto, não são tão seguros como aqui e o taxista coloca o preço que ele quiser se ele notar que você é gringo. Mas, mesmo assim, compensa mais que em nosso país.

            Para quem gosta de bares, restaurantes e lojas famosas, a Zona T e o Parque de la 93, são os locais indicados. Apesar de ser uma área nobre, os preços são bem acessíveis. Diferente da grande parte de bares e boates aqui do Brasil, dificilmente é cobrada a entrada, então você pode ir em vários lugares na mesma noite, sem pagar. A La Candelaria e Usaquén também são bairros muito bonitos, onde é possível conhecer sobre a cultura colombiana. Separe pelo menos dois dias da sua viagem para visitar todos esses locais.

Bogota - mundosemfronteiras

            Além disso, a capital colombiana tem diversos museus e parques, os quais ficam lotados de final de semana. Na culinária, é obrigação para quem visitar o país experimentar as arepas, as empanadas, a bandeja paisa- um prato típico muito bom- , além das diversas frutas diferentes das que temos no Brasil. E claro, não podemos esquecer do famoso café, considerado o melhor do mundo.

Bogota - mundosemfronteiras bogota4

            Mas, um passeio que deve estar obrigatoriamente na agenda de todo mundo que passa pela cidade é o Cerro Monserrate. O principal ponto turístico fica a 3 mil metros de altitude e possui uma vista panorâmica de Bogotá incrível! Além da bela paisagem, o lugar também tem um Santuário, que foi construído em 1967, restaurantes, lanchonetes e lojinhas de souvenir.

Monserrate - mundosemfronteiras

Villa de Leyva

            Villa de Leyva é uma cidadezinha que fica no departamento de Boyacá, a cerca de quatro horas da Capital. É um povoado muito interessante, onde é possível conhecer bem a cultura colombiana. A cidade se concentra em torno de uma praça, onde ficam os restaurantes e lojinhas com artigos típicos do país. Para se hospedar, há hostels e pousadas bem aconchegantes.

Vila Veyla - mundosemfronteiras Vila Veyla - mundosemfronteiras

O principal passeio é ir até os Pozos Azules, lagos artificiais que devido ao efeito dos sais mineirais do solo, possuem uma cor muito bonita. Para chegar até lá, você pode ir de bicicleta, de carro, a pé ou a cavalo. Optei em ir a pé e foi uma experiência incrível, pois andamos em meio a um deserto, com uma paisagem incrível.

vila veyla2 vila veyla

Cartagena

            Para quem quer conhecer o caribe colombiano, Cartagena é um dos principais destinos. A cidade é considerada patrimônio histórico e cultural da humanidade e foi, no passado, o principal porto espanhol da América. Como foi alvo de muitos piratas, foram construídas muralhas em volta da cidade, a qual ficou conhecida como “ Ciudad Amurallada”.

            Como as estradas da Colômbia não são muito boas, a melhor maneira para se chegar por lá é de avião. No entanto, as passagens não são muito baratas, então é preciso ficar atento nas promoções. Eu paguei cerca de R$400 (ida e volta) e comprei com duas semanas de antecedência.

Pôr-do-Sol em Cartagena

Pôr-do-Sol em Cartagena

            Para quem espera encontrar águas cristalinas, é preciso viajar para as ilhas espalhadas por Cartagena. Apesar da cidade ser banhada pelo Oceano Pacífico, as águas são bem escuras.

Pozos Azules - mundosemfronteiras

Pozos Azules

            Um dos passeios mais famosos é passar o dia na Isla Rosário e na Isla Barú. Além de serem lugares muito bonitos, a água é quente e cristalina, areia branquinha e praias quase desertas.

            Outro lugar famoso é o Castelo de São Felipe de Barajas. No entanto, apesar do nome, ele é um forte. Além de uma vista incrível de Cartagena, é possível passar por túneis que levam de uma ponta a outra. É bem interessante, principalmente para quem gosta de conhecer legados históricos.

            A Colômbia é um país incrível, passagem obrigatória para quem quer conhecer os países da América do Sul.

Siga a página no facebook para novidades

Mundo Sem Fronteiras

Siga no Instragram para fotos das viagens

#Worldwithnoborders

     Até a próxima e boa viagem!

Comments

comments

LEAVE A COMMENT