Loading

Voo de Balão na Capadócia: Turquia e suas belezas!

Escolha o país ou conteúdo de viagem

Qual seu destino? Descubra tudo que você precisa saber para viajar mais, gastando menos.

Paisagem maravilhosa

Voo de Balão na Capadócia: Turquia e suas belezas!

Quem nunca ouviu falar do famoso voo de balão na Capadócia? Também não é para menos, um dos lugares mais bonitos do mundo com a opção de voar sob os vales da região.

            Acredito que seja uma das coisas que toda pessoa deva fazer antes de morrer. Vou compartilhar como foi essa incrível experiência!

            Primeiro, vamos entender onde fica a Capadócia. Ela está localizada na Turquia, bem no centro do país. Vale lembrar que é uma região e não uma cidade, ou seja, é uma área composta de pequenas cidades (bem pequenas) e todas ficam localizadas muito perto uma das outras (menos de 5KM), então não importa em qual você se hospede, eu gostei bastante de Ürgüp, mas o voo de balão é realizado em Göreme.

Mapa da Região

Mapa da Região

Ürgüp

Ürgüp

Pode-se chegar vindo de Istanbul por um ônibus como eu fiz, além de ser uma viagem noturna (economizando uma noite de acomodação) é extremamente confortável, televisão própria para cada poltrona e um mini serviço de bordo (incrível!). O preço do ônibus é em torno de 30USD e dura oito horas de viagem, saindo 22:30 e chegando 7:30, ou pode-se chegar de avião em um aeroporto na cidade Nevsehir que fica bem perto, chegando lá é só pegar uma mini van que funciona como transporte público até a cidade que desejar.

            Para o voo de balão acontecer, depende totalmente do clima, se o vento está muito forte eles são cancelados devido ao perigo de subir. Isto também depende da época do ano, eu fui no inverno (na minha opinião a época mais bonita, devido a neve nos vales) e, durante aquela semana, por quatro dias, o passeio tinha sido cancelado devido ao mau tempo. Dependendo quando for visitar, obtenha informações sobre o clima e a DICA é: planeje ter um tempo a mais na região, pois estes imprevistos podem acontecer.

            Os custos variam de empresa para empresa, existem muitas nas cidades, mesmo barganhando muuuito, difícilmente você vai conseguir achar por menos de 90 euros ou 290 liras turcas, este é o preço por 45 minutos de voo, com no máximo de 14 pessoas no balão. Existe a opção de pagar mais para ter um número menor de pessoas no balão, acredito que pode chegar até 300 ou 400 euros, vai do bolso e da opção de cada viajante.

            Vamos ao que interessa!

Tudo confirmado, o tempo está em boas condições para o voo, você já agendou com a empresa e agora, como funciona? Os voos são sempre realizados para enxergar o nascer do sol lá de cima, então ter que ser muito cedo. Acordamos quatro e meia da manhã, a van iria passar no hostel para nos pegar 5:15 da madrugada,. Depois de passar pelos diversos hostels coletando as pessoas, é servido um café da manhã (incluso no pacote) com chá, bolos e biscoitos.

            No café são confirmados os dados das pessoas e etc, coisa rápida. Depois disso, a van se dirige a região do voo e em cinco minutos dirigindo, se chega ao local.

A medida em que o céu vai começando a demonstrar um pouco de claridade, pode se ver as dezenas de balões no chão. Assim começa o processo de enchimento e toda a preparação, é incrível poder ver todos os tipos de balões de cores e desenhos tomando formas aos poucos. Caso seja inverno, prepare-se, pois o frio é tenebroso.

            Tudo confirmado, balão cheio e pronto para decolar. Após a apresentação do piloto e de seu auxiliar, são passadas rapidamente algumas medidas de segurança e pronto, é só aproveitar o momento.

            O balão começa lentamente a subir, e tudo vai ficando minúsculo lá embaixo, porém, quanto mais alto ele fica, mais a visão do vale fica maravilhosa! Caso seja inverno, há grandes chances dos picos das montanhas estarem cobertas de neve, deixando ainda mais linda a paisagem.

O voo dura cerca de 45 minutos e passa por diversas áreas, às vezes descendo bem perto do chão e de algumas casas que ficam dentro das montanhas, e em outros momentos estando literalmente acima das nuvens, nesses momentos somos capazes se sentir a temperatura gelada que elas formam. O sol nasce lentamente e é possível vê-lo se erguendo e sendo soberano no céu. No inverno, fazia um frio de -10 quando estávamos totalmente no alto, porém o sol ameniza dando uma mistura de sensações térmicas no corpo que é incrível.

            Passado o tempo de voo, o pouso é bem tranquilo e assim que todos descem em terra firme é hora de comemorar. É preparado uma mini celebração com champagne e uma premiação, uma medalha simbólica, por ter realizado o passeio. Na verdade uma integração social para os viajantes que dura cerca de dez minutos. Depois disso, todos se dirigem a van que novamente vai deixando cada um em seu hostel/hotel, e em torno das 8:00 da manhã todos estão de volta nas suas acomodações.

            Separei abaixo algumas fotos desse momento único.

Começando a encher o balão

Começando a encher o balão

Balões começam a tomar forma

Balões começam a tomar forma

O vale todo coberto de neve

O vale todo coberto de neve

Tudo pequeno lá embaixo

Tudo pequeno lá embaixo!

Paisagem maravilhosa

Paisagem maravilhosa

Bem pertinho das casas no meio das montanhas

Bem pertinho das casas no meio das montanhas

Nascer do sol acima das nuvens!

Nascer do sol acima das nuvens!

E ai, já voou de balão? Já visitou a Turquia e fez essa atividade? Deixe seu comentário.

Siga a página no facebook para novidades

Mundo Sem Fronteiras

Siga no Instragram para fotos das viagens

#Worldwithnoborders

     Até a próxima e boa viagem!

Comments

comments

LEAVE A COMMENT