Loading

Viaje com Custo Zero de Acomodação e Transporte

Escolha o país ou conteúdo de viagem

Qual seu destino? Descubra tudo que você precisa saber para viajar mais, gastando menos.

next11

Viaje com Custo Zero de Acomodação e Transporte

Neste post vou mostrar como viajar para a Austrália de uma maneira extremamente econômica, podendo até ter gasto zero com acomodação e um custo muito baixo com transporte e alimentação, vale lembrar que esse post também vale para países como Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos, pois o mesmo sistema também se aplica a estes países.

Nestes países, existe um serviço que se chama ˜Realocation Vans” traduzindo para o português, “Vans de realocação”.

Como funciona: imagine que alguém fez uma roadtrip pela Austrália, essapessoa alugou uma van tendo um ponto de partida e, certamente terá um ponto final. Nosso ponto de partida será a cidade de Brisbane e chegaremos até Sidney. A distância entre essas duas cidades é de aproximadamente 1.000 quilômetros (lembrando que é apenas um exemplo, pois pode ser qualquer distância). Então,essa van foi locada em Brisbane e entregue em Sydney , mas ela pertence a uma empresaque se encontra no pondo de saída, onde foi alugada. Assim, é necessário que a van retorne a sua companhia de origem.

Pois é ai que entram as vans de realocação no negócio. Para que as empresas não tenham que gastar com um funcionário, gasolina e tempo para trazer o carro de volta, elas oferecem a opção para que nós simples viajantes levemos de volta por um preço muito baixo.

Como achamos as vans? Cidades? Datas? Não se preocupe. Essas empresas cadastram os veículos para realocação em sites específicos para isso, existem inúmeros que irei citar no final do post, mas vou usar como exemplo um que eu gosto bastante, www.imoova.com . A partir daqui irei explicar com fotos para ficar mais fácil.

Primeiramente, entre no website e escolha o país em que deseja viajar (vamos usar nosso exemplo Austrália):

realocation vans

Agora vamos escolher em qual cidade queremos começar nossa viagem, estará em ordem alfabética, exemplo Sydney (retângulo vermelho do lado esquerdo) e no retângulo azul do lado direito estão as opções de cidade para entregar a van, percebam que existem inúmeros lugares diferentes, vamos pegar de exemplo Brisbane.

realocation2

Agora, vamos entender como funciona.

O Earliest Pick Up é a data que se pode retirar o carro, ou seja, 5 de Março como está escrito, e o Latest Drop Off é o prazo máximo que ele deve ser entregue, neste caso 8 de Março, podendo ser entregue antes, caso queira. Vehicle Type é o tipo de carro que irá ser locado (irei explicar mais abaixo os modelos de van), Days allowed são os dias permitidos (máximo) nosso exemplo são três dias, e o Rate é o preço que deverá ser pago por dia, no nosso caso é de AU$5 (3,5 dólares americanos por dia), isto mesmo, AU$ 5!

realocation3

EXTREMAMENTE IMPORTANTE clicar no “More Info” onde terão os últimos detalhes para fechar a viagem. Kms Allowange é a quantidade de quilômetros que poderão ser percorridos com a van, em nosso exemplo 1150 km. O Extra Km Charge é o quanto irá ser cobrado por cada quilômetro a mais percorrido, $0.28AUD. *Nota* em muitos casos a quantidade de quilômetros rodados permitidos são ilimitados, sendo ainda melhor para a viagem.

Muito importante: o Bond que é o valor obrigatório a ser depositado pelo aluguel do carro, funciona como nosso seguro de veículos aqui, só que com uma grande diferença, pois é devolvido após a entrega do veículo em perfeito estado. Esta é a maneira deles se assegurarem que o carro chegará ao destino da mesma maneira que foi locado. Em nosso exemplo, está $1.000AUD, esse valor é congelado na conta corrente da pessoa (necessário cartão de crédito) e assim que a van for devolvida e estiver tudo ok com ela, eles devolvem o dinheiro. Age é a idade mínima para o aluguel, e License é o tipo de carta de motorista aceita para este tipo de locação, no nosso exemplo está Full License (carteira de motorista normal em inglês), Internacional License (carteira internacional) ou License with English Sworn Translation (carteira com tradução juramentada em inglês), ou seja todas as formas são aceitas, muito simples.

Realocation4

Agora, vamos a última parte que é Book now, ou seja fechar o negócio. No começo, apenas faça o preenchimento do formulário convencional com os dados como: nome, idade, endereço, telefone e etc. O mais interessante vem depois, pois eles mostram os dados do carro, como quantos quilômetros percorre em média com um litro de combustível, quais os acessórios do veículo, como utensílios de cozinha, quantas camas, o tipo de câmbio. Vocês devem estar achando estranho alguns itens, mas são essenciais para quem quer percorrer grandes distâncias de carro. Abaixo um exemplo de um 5 Berth Hiptop, 5 Seats (5 lugares) , câmbio manual, possui dentro 1 Double Bed (cama de casal), 1 single bed (cama de solteiro) e 2 man tent, ou seja ainda vem com mais duas barracas para acampar. Para vocês terem uma noção, vou colocar fotos dos modelos de carro abaixo.

4 berth 4 berth2\4 berth 3

10986453_885258998224616_3828279844539963756_n

Na minha última viagem usando esse método, pegamos uma motorhome com 6 camas dentro, banheiro com chuveiro, cozinha completa, sistema de som, televisão e mais utensílios de camping. Demais!

Motorhome1 motorhome2

Motorhome, casa ambulante

Motorhome, casa ambulante

Salão de festas rsrs

Salão de festas rsrs

 

Cozinha da nossa casa ambulante

Cozinha da nossa casa ambulante

Tudo depende do modelo de carro que estará disponível, mas no geral todos são extremamente bons e no mesmo nível.

Você já sabe como viajar baratíssimo em transporte agora, como gastar quase nada com acomodação? Eu sei que você já sabe, acampando!

Praticamente, todas as vans já vêm com todos os aparatos para acampar e além da maioria já possuir camas dentro, nesses países desenvolvidos (Austrália, NZ, América do Norte), existem inúmeros campings já feitos para essa forma de viajar, ou seja, é muito mais barato que uma acomodação (hostel, hotel, albergue etc) e você já possui tudo incluso na sua “mini-casa” ambulante, como cozinha, as vezes banheiros e etc.

Ainda assim, os campings têm algum gasto. Então, existe uma outra forma que é acampando nos “resting points” (pontos de descanso), existem muitos deles para os motoristas na beira das rodovias desses países, pode parar e acampar por um gasto zero, a diferença é que esses pontos geralmente têm banheiros bem limitados e não possuem cozinhas, mas se você já tiver tudo na sua van, então perfeito, gasto zero com acomodação.

Qual o lado ruim desse sistema? Bom, o lado ruim é que o sistema é totalmente dependente das datas, ou seja, dificilmente você irá achar a data que exatamente quer, então o viajante tem que se adaptar as datas disponíveis do site e as vezes o curto tempo para a entrega das vans, em vista das distâncias a serem percorridas ou lugares para serem explorados ao longo da estrada. O segredo é checar sempre que possível, pois existem casos de datas muito boas, com tempos bem generosos, facilitando a viagem, mas por serem bem procurados já somem logo do website, por isso tem que pesquisar sempre e planejar a viagem mais rapidamente.

RESUMO: -Lembrando é apenas um exemplo- Você quer viajar com mais 3 amigos (4 pessoas total), de Sydney até Brisbane (Austrália) gastando menos possível. Dessa forma temos a opção de viajar dia 5 de Março até dia 8 deMarço (4 dias), pagando $15AUD pelos dias de aluguel da van + uma taxa do website de $25AUD (taxa fixa, sempre será cobrada em todos os casos) e está disponível um carro com camas e barracas, ou seja, zero gasto em acomodação. Os gastos finais serão $15AUD + $25AUD = $40AUD dividido em 4 pessoas, $10AUD por pessoa, dividido pelos números de dias (4 dias), 10/4 = $2.50, quer dizer que o gasto por pessoa por dia com transporte (fora combustível) e acomodação é $2.50AUD, em torno de $1.60 dólares Americanos.

Uma das vans no norte da Austrália..

Uma das vans no norte da Austrália..

Outra van no deserto Australiano

Outra van no deserto Australiano

Acabou a gasolina bem no meio do deserto

Acabou a gasolina bem no meio do deserto

Atravessando o rio! Aventura!

Atravessando o rio! Aventura!

Acampamento e a caravana

Acampamento e a caravana

O que acharam? Uma boa maneira de viajar gastando pouco e com a liberdade de fazer o roteiro que quiser. Se gostou curta e compartilhe

Siga a página no facebook para novidades

Mundo Sem Fronteiras

Siga no Instragram para fotos das viagens

#Worldwithnoborders

Até a próxima e Boa Viagem!

 

 

 

 

Comments

comments

27

A magnífica Victoria Falls!

Mundo as suas mãos

10 Razões Para Viajar!

LEAVE A COMMENT